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domingo, 15 de janeiro de 2012

Aula 3 - Características do Empreendedor


Empreendedorismo e Fé

Aula 4                          Responsabilidade social

No passado, o que identificava uma empresa no mercado eram, basicamente, os preços de seus produtos. Atualmente, somente o preço de seus produtos já não é mais suficiente para gerar uma vantagem que garanta aos negócios a sua competitividade.

Os preços e a qualidade dos produtos são condições básicas para qualquer atividade empresarial sobreviver.

Porém, além dessas condições básicas, ela precisa fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promovam a inclusão social e gerem o desenvolvimento da comunidade da qual faz parte. Iniciativas que, entre outras, até então não constavam no rol de preocupações de inúmeras empresas.

Para você, jovem empreendedor que está criando uma nova empresa, é importante perceber que a sua iniciativa terá impacto direto em todas as partes interessadas em seu negócio, tais como: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. É na construção de uma relação (com as partes interessadas) pautada por valores e transparência que você poderá não só realizar o seu sonho de abrir uma empresa, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais rica e solidária.

O que é responsabilidade social?

O conceito de responsabilidade social está relacionado com a Ética e a transparência na gestão de negócios e deve se refletir nas decisões cotidianas que podem causar impacto na sociedade, no meio ambiente e no futuro do próprio negócio.

Portanto, a responsabilidade social diz respeito à maneira como as empresas realizam os seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem as suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem.

De forma prática, o Curso de Empreendedorismo e fé adotou as sete diretrizes norteadoras da Responsabilidade Social Empresarial , que preveem uma série de ações concretas para auxílio à condução dos negócios e contribuição à melhoria da qualidade dos relacionamentos de sua futura empresa.

Primeira diretriz: Adote valores e trabalhe com transparência

 Condutas e decisões cotidianas são resultados de valores e princípios que uma empresa deve adotar. Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência, mantendo coerência entre o discurso e a prática.

Segunda diretriz: Valorize empregados e colaboradores

Empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas.

Não abra mão de um contato direto com as pessoas que irão fazer a sua empresa: ouvi-las, atendê-las na medida do possível, e incentivar a sua participação irá acelerar o processo de qualificação de sua empresa.

Terceira diretriz:  Faça sempre mais pelo meio ambiente

Gerenciar com responsabilidade ambiental é procurar reduzir as agressões ao meio ambiente e promover a melhoria das condições ambientais. As empresas, de um modo ou de outro, dependem de insumos do meio ambiente para realizar as suas atividades.

 É parte de sua responsabilidade social evitar o desperdício de tais insumos (energia, matérias-primas em geral e água).

Quarta diretriz: Envolva fornecedores e parceiros

Todo empreendimento socialmente responsável deve estabelecer um diálogo com seus fornecedores e parceiros, deve pautar a transparência de suas ações, cumprir os contratos estabelecidos e incentivar a sua rede de relacionamento para que assuma compromissos com a responsabilidade social.

Quinta diretriz: Proteja clientes e consumidores

Desenvolva produtos e serviços confiáveis em termos de qualidade e segurança. Forneça instruções de uso e informe os riscos potenciais dos seus produtos.

As empresas que adotam uma atitude responsável oferecem qualidade não apenas no processo de venda, mas em toda a sua rotina de trabalho. Faz parte de suas atribuições observar padrões técnicos cabíveis como, por exemplo, as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, as prescrições da Vigilância Sanitária e o Código de Defesa do Consumidor.

Sexta diretriz:  Promova a sua comunidade

A relação que uma empresa tem com a comunidade em que está inserida é um dos principais exemplos de valores com os quais está comprometida. Respeito aos costumes e à cultura local, contribuição em projetos sociais, destinação de valores a instituições sociais e a divulgação de princípios são algumas das ações que demonstram o valor dado por sua empresa à comunidade.

Sétima diretriz:  Comprometa-se com o bem comum

O relacionamento  ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. Ser ético, neste caso, significa cumprir as obrigações de recolhimento de impostos e tributos, alinhar os interesses da empresa com a sociedade, comprometer-se formalmente com o combate da corrupção, contribuir com projetos e ações governamentais voltadas para o aperfeiçoamento de políticas públicas na área social.

Em resumo: contribuir decisivamente para o desenvolvimento de sua região e país.

Os empreendedores podem buscar, na atuação socialmente responsável, um diferencial de mercado que, entre outros benefícios, fará com que você, jovem empreendedor, sinta-se participando da construção não só de um país melhor, mas de um mundo mais justo e solidário. 
Curso de Empreendedorismo e fé

Aula 3 Características do Empreendedor

1 OPINIÃO PRÓPRIA Não é incomum encontrarmos familiares de empreendedores dizendo que o negócio só foi para frente porque ele era um teimoso, um cabeça-dura que não ouvia ninguém. Contrariou tudo e todos, e, com a sabedoria dos mestres, soube discernir, ouvir e escutar.
2 PERSISTÊNCIA Esta tem sido um verdadeiro teste de paciência e resistência.
É muito comum querermos saber como certa pessoa conseguiu esperar com paciência todo aquele tempo de vacas magras. Agradecer o semear e cuidar com amor e dedicação enquanto se espera a hora da colheita é uma verdadeira virtude humana. Todos sabem que é na hora mais escura e fria da noite que o dia começa a clarear, mas poucos têm a paciência de estar acordados e alertas nessa hora.

3 ASSUMIR RISCOS É a atitude de coragem de superar o medo, de trilhar caminhos incertos, mantendo a chama da esperança acesa. Saber calcular riscos e ousar enfrentar o novo. Aqui, é colocada em xeque nossa autoconfiança e nossa autodeterminação.
4 SER LÍDER E ENTUSIASMADO Esta habilidade de se auto motivar e conseguir aumentar a energia dos colaboradores e envolvidos é, sem dúvida alguma, fundamental.
Saber delegar, definir tarefas, organizar, combinar métodos e processos e, sobretudo, saber reconhecer os liderados.

5 HARMONIA COM A MISSÃO Se falamos Pelé, vem à nossa cabeça o futebol. Se falamos Chico Anísio, vem-nos o humor. Se falamos Roberto Carlos, pensamos em música romântica. Será que o sucesso ocorreu por acaso? Não.
Ele é composto por um conjunto de habilidades e renúncias que estão alicerçadas em nossos talentos, em nossa vocação, em nossa missão. É aqui que aparece o amor, a dedicação e a entrega de corpo, alma e espírito a uma causa maior.
6 Comprometimento: Faz sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa; colabora com os subordinados e até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho; se esmera para manter os clientes satisfeitos e coloca a manutenção do cliente, a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.
7 Busca de informações: Busca pessoalmente obter informações sobre os clientes, fornecedores ou concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
8 Estabelecimento de metas: Assume metas que representem desafios e tenham significado pessoal; define com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelece metas mensuráveis de curto prazo.
Não basta, porém, apenas possuir as características empreendedoras, apesar de serem importantes. É preciso tomar decisão!
Estudo realizado a respeito do processo de tomada de decisão conclui que os empreendedores decidem com base em expectativas, mais do que com base em fatos reais.

Esse fator explica o motivo pelo qual o empreendedor decide criar uma empresa ou mesmo introduzir uma inovação tecnológica em que, muitas vezes, é difícil definir o mercado e efetuar estimativas razoáveis de vendas.
Existe um provérbio árabe que diz: “É o oásis que move a caravana.”No caso do empreendedor, podemos dizer que são as suas Tendências que o fazem ser o que é – grande realizador.

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